segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o mundo vem passando por uma onda de transformações a tecnologia vem se fazendo cada vez mais presente em nossas vidas, a tecnologia está ligada em tudo que vamos fazer, eliminando assim as barreiras da distância, nos conduzindo a um novo modo de pensar, agir e interagir.
Assim também é na educação, a tecnologia vem sendo um grande aliado tanto para os professores quanto para os alunos, ajudando-os a desenvolver suas atividades. E para que haja essa transformação, deve haver o envolvimento de professores, diretores e coordenadores pedagógicos, eles têm o papel de favorecer o desenvolvimento do aluno como cidadão participativo e crítico para lidar com as inovações tecnológicas.
Enquanto algumas pessoas têm acesso à tecnologia, à informação, outras ficam condenadas ao abandono e isolamento, é o que acontece com aqueles alunos mais carentes que não têm acesso à internet em casa, e muitas vezes a escola não oferece esse tipo de mecanismo, não têm um laboratório para que o mesmo possa fazer suas pesquisas, e interagir com outras pessoas.
Para os professores a tecnologia vai ajudar muito, como uso da freqüência, lançar notas etc. ajudando na sua didática, com a utilização de data show fazendo com que suas aulas fiquem ainda mais prazerosa, pena que nem todas as escolas ainda tenham esse recurso.
Não podemos ficar parados de braços cruzados esperando a mudança chegar, temos que fazer nossa parte, preparando nossos alunos para essa mudança que vai crescendo cada vez mais em nosso mundo.

2. O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA

O Ser humano começa aprendendo em casa, nos seus primeiros anos de vida, é com os pais, irmãos, com a família, no meio em que ele vive que começa seu processo de aprendizagem, que chamamos de educação informal. Então surge a escola com o papel de ensinar a criança a desenvolver o seu lado critico, ajudando o mesmo a se inserir na sociedade.
A escola deve está acompanhando o professor, ajudando o mesmo com os problemas que surgem em sala de aula, e acrescentando no currículo aulas expositivas para que os alunos tenham uma aprendizagem virtual podendo assim interagir com outras pessoas que tem esse mesmo acesso.
O professor deve está atento no que diz respeito à sala de aula, saber se sua didática está sendo absorvida por todos os alunos.
A tecnologia está crescendo cada vez mais nas escolas, a educação hoje não é só professor, livro e aluno, a tecnologia vem só acrescentar na educação ajudando os alunos nas pesquisas, tarefas e trabalhos.
Há várias vantagens no uso da tecnologia nas escolas, os alunos poderão ter acesso a sites e programas que lhes ajudarão nas atividades da escola e de sua vida pessoal.
Também a desvantagens por parte de algumas escolas, pois nem todas têm um laboratório de informática nem mesmo uma TV, DVD e nem mesmo um data show que é uma coisa que muitos nunca utilizaram em sala de aula.

3. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM


3.1 Informática na escola- papel e procedimento da gestão

A informática hoje é muito importante no meio da educação. No meio administrativo ela só vem acrescentar, a escola poderá criar seu próprio site, ajudando o professor a ter um controle melhor na freqüência onde pais e alunos poderão está acompanhando e consultando suas freqüências e notas via online, ter todos os dados dos alunos gravados no sistema da escola para melhor acesso aos professores e parte administrativa da escola. Os professores também terão acesso ao site do MEC onde são oferecidos vários cursos para sua melhor formação e aumentando assim seus conhecimentos.
Já na parte pedagógica podemos escolher um dia da semana e levar os alunos na sala de informática para que os mesmo possam fazer pesquisas, ter acesso a histórias etc. fazendo com que eles possam está mais ligado nesse mundo tecnológico e proporcionando uma forma prazerosa de aprender.

3.2 Informática na sala de aula- uso pessoal e didático pelo professor

O curso mídias na educação vai ajudar o professor a desenvolver atividades voltadas à informática, eles irão aprender novas didáticas e passadas para os alunos de forma agradável e prazerosa. A TV escola proporciona curso de aperfeiçoamento para os professores, fazendo com que os mesmos se atualizem e se sintam estimulados para transmitir aos alunos aquilo que aprendeu e eles poderão usar o programa em sala de aula para uma melhor ação pedagógica.
O Linux educacional é tão importante para o professor quanto para o aluno ele tem jogos educativos etc. é um sistema operacional muito rico os alunos irão se divertir e aprender brincando. O portal domínio público é uma biblioteca virtual lá os alunos irão encontrar vários contos, histórias etc. esse portal irá ajudar o professor no processo ensino aprendizagem de uma forma dinâmica, desenvolvendo assim alunos críticos e pensantes.
Esses cursos só vêm acrescentar no ensino-aprendizagem entre professor e aluno, eles tende a ajudar o professor, buscando novos caminhos a serem passadas aos alunos e para seu próprio conhecimento e aperfeiçoamento. Os alunos poderão se comunicar a distância com outras pessoas, trocando conhecimento e idéias.

3.3 Internet como recurso didático-metodológico

A internet só vem cada vez mais acrescentar na metodologia do professor, levando os alunos a fazerem pesquisas, eles poderão apresentar trabalhos mais dinâmicos com o uso de outras tecnologias. E o professor também pode dar uma aula através de um chat sem precisar sair de casa, tornando assim uma melhor comodidade para os mesmo e para os alunos, pode organizar as notas dos alunos fazer uma avaliação, enfim hoje a internet pode ser usada para infinidades coisas.
Mas não esqueçamos que somente as escolas particulares podem ter acesso a essa tecnologia, por suas condições financeiras, enquanto as escolas públicas mal tem uma sala de informática, esperamos que essa realidade mude o mais rápido possível.
A internet também vem melhor a aprendizagem do professor, pois os mesmos poderão fazer seus cursos a distância, buscando conhecimentos com pessoas que nunca viram antes.
Para finalizar só venho acrescentar que, a tecnologia vem tomando um espaço cada vez maior em nossas vidas, em tudo que vamos fazer ela está presente de alguma forma.

3.4 Análise dos sites

HTTP://www.nestle.com.br/maisdivertido/
Esse site é bastante interessante tanto para os alunos, pais e professores, é um site seguro onde as crianças vão poder usar a vontade tem jogos, brincadeiras, receitas nutritivas, tem um espaço para o professor e para os pais, onde eles vão poder ensinar assuntos focados no desenvolvimento infantil, elas aprendem brincando.

HTTP://rafaelnink.com.br/2008/02/29/lista-de-softwaress-educacionais/
O site é uma ótima ferramenta para os professores, ele tem várias atividades que mexem com raciocínio lógico da criança, brincadeiras e jogos incluindo várias disciplinas, assim os alunos vão aprender a pensar, a ter suas próprias opiniões, tornados alunos pensantes.

4. CONCLUSÃO

Com tudo que foi dito acima, está claro que a informática é um meio de ensino-aprendizagem muito importante no meio educacional, os professores tem mais ferramentas para ensinar e os alunos para aprenderem. Deixando claro que os professores devem passar por uma reciclagem, pois nem todos ainda têm o domínio sobre informática.
Eu passei a conhecer melhor os sites que podem nos ajudar tanto como profissional, quanto como pais, e com certeza irei levar essa aprendizagem a diante.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A história do computador e a origem da internet

Na história da informática houve milhares de computadores.
Em 1946 foi inventado o primeiro computador eletrônico de grande porte, o Eniac. Construído na Universidade da Pensilvânia, o Eniac apresenta alta velocidade no processamento digital, processamento aproximadamente 200 operadores por segundo.
O objetivo do Eniac era ajudar o exército americano durante a 2ª guerra mundial. O Eniac podia realizar aproximadamente 5.000 somas por segundo, ou seja, podia calcular a trajetória ou ângulo de uma bomba em 20 segundos.
Após o Eniac foi criado o Edivac que simplificava o processo de programação e possuía a capacidade de armazenar informações
A partir de 1945 a evolução dos computadores ocorreu tão rapidamente, que para serem melhores estudados eles foram divididos em gerações.
Primeira Geração (1946 - 1956) Era baseada em válvulas eletrônicas, elas possuíam muitas desvantagens, eram grandes, com um alto preço, com uma baixa velocidade nas operações e queimavam com facilidade.
Segunda Geração (1957 - 1964)Eles passaram a utilizar transistores, o que aumentava sua velocidade. Eles eram muito menores, mais rápidos e não queimavam com tanta facilidade.
Terceira Geração (1964 - 1981) Nesta geração houveram muitos tipos de computadores, entre eles estavam a Intel 4004 onde foi desenvolvido o primeiro microprocessador.O microprocessador combinava todos os componentes da CPU em um único chip programável. Em 1976 surgiu um dos primeiros microprocessadores de 16 bits o TMS 9900, comercializados pela Texas Instruments. E possuía um pequeno endereçamento de memória RAM. Em 1978 a Intel lançou o processador 8086 com 16 bits que possuía 1 Mb de RAM.
Quarta Geração (1982 - até hoje) Em 1986 houveram muitas mudanças na área de informática. Surgiram muitos computadores, sendo que entre eles está o ARM que possuía sistema de 32-bits.
O sistema operacional que dominava o mercado era o MS-DOS. Ele combinava baixo consumo de energia, e um design avançado. A partir de então o desenvolvimento de chips e placas-mãe não parou. Em 1988, a Motorola lançou o processador 88000 (Originalmente chamado de 78000).
Quinta Geração (presente e futuro) Eles acreditam que há uma quinta geração, onde os Biochips (circuitos integrados com moléculas orgânicas) compõem a principal parte da máquina. Acredita-se que estes circuitos terão inteligência artificial, ou seja, linguagem natural, reconhecimento de voz e iluminosidade

A origem da Internet, surgiu nos anos 60. Era a época da Guerra Fria entre as duas potências mundiais, os EUA e a União Soviética. As inovações na manipulação de dados eletrônicos provinham principalmente de iniciativas militares.
No Department of Defense, o Ministério da Defesa americano, estudava-se como melhor proteger os importantes dados militares. Mesmo no caso de um ataque inimigo, os dados não deveriam ser destruídos. A única solução viável era uma rede eletrônica de dados.
J.C.R. Licklider, em agosto de 1962, discutindo o conceito da "Rede Galáxica". Ele previa vários computadores interconectados globalmente, pelo meio dos quais todos poderiam acessar dados e programas de qualquer local rapidamente. Em essência, o conceito foi muito parecido com a Internet de hoje. Licklider foi o primeiro gerente do programa de pesquisa de computador do DARPA, começando em outubro de 1962. Enquanto trabalhando neste projeto, ele convenceu seus sucessores Ivan Sutherland, Bob Taylor e Lawrence G. Roberts da importância do conceito de redes computadorizadas.
Então ela foi passando por várias mudanças. Em dezembro de 1971, o Network Working Group (NWG) gerenciado por S. Crocker, concluiu o primeiro protocolo servidor a servidor da ARPANET, chamado Network Control Protocol (NCP). De 1971 a 1972, os usuários da rede finalmente puderam começar a desenvolver as suas aplicações.
A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A Internet é a interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.
Ela representa um dos mais bem sucedidos campo de pesquisa e desenvolvimento de uma infra-estrutura para a informação.

Tecnologia e Educação

Nos últimos anos o mundo vem passando por uma onda de transformações a tecnologia vem se fazendo cada vez mais presente em nossas vidas, a tecnologia está ligada em tudo que vamos fazer, eliminando assim as barreiras da distância, nos conduzindo a um novo modo de pensar, agir e interagir.
Assim também é na educação, a tecnologia vem sendo um grande aliado tanto para os professores quanto para os alunos, ajudando-os a desenvolver suas atividades. E para que haja essa transformação, deve haver o envolvimento de professores, diretores e coordenadores pedagógicos, eles têm o papel de favorecer o desenvolvimento do aluno como cidadão participativo e crítico para lidar com as inovações tecnológicas.
Enquanto algumas pessoas têm acesso à tecnologia, à informação, outras ficam condenadas ao abandono e isolamento, é o que acontece com aqueles alunos mais carentes que não têm acesso à internet em casa, e muitas vezes a escola não oferece esse tipo de mecanismo, não têm um laboratório para que o mesmo possa fazer suas pesquisas, e interagir com outras pessoas.
Para os professores a tecnologia vai ajudar muito, como uso da freqüência, lançar notas etc. ajudando na sua didática, com a utilização de datashow fazendo com que suas aulas fiquem ainda mais prazerosa, pena que nem todas as escolas ainda tenham esse recurso.
Não podemos ficar parados de braços cruzados esperando a mudança chegar, temos que fazer nossa parte, preparando nossos alunos para essa mudança que vai crescendo cada vez mais em nosso mundo.