A história do computador e a origem da internet
Na história da informática houve milhares de computadores.
Em 1946 foi inventado o primeiro computador eletrônico de grande porte, o Eniac. Construído na Universidade da Pensilvânia, o Eniac apresenta alta velocidade no processamento digital, processamento aproximadamente 200 operadores por segundo.
O objetivo do Eniac era ajudar o exército americano durante a 2ª guerra mundial. O Eniac podia realizar aproximadamente 5.000 somas por segundo, ou seja, podia calcular a trajetória ou ângulo de uma bomba em 20 segundos.
Após o Eniac foi criado o Edivac que simplificava o processo de programação e possuía a capacidade de armazenar informações
A partir de 1945 a evolução dos computadores ocorreu tão rapidamente, que para serem melhores estudados eles foram divididos em gerações.
Primeira Geração (1946 - 1956) Era baseada em válvulas eletrônicas, elas possuíam muitas desvantagens, eram grandes, com um alto preço, com uma baixa velocidade nas operações e queimavam com facilidade.
Segunda Geração (1957 - 1964)Eles passaram a utilizar transistores, o que aumentava sua velocidade. Eles eram muito menores, mais rápidos e não queimavam com tanta facilidade.
Terceira Geração (1964 - 1981) Nesta geração houveram muitos tipos de computadores, entre eles estavam a Intel 4004 onde foi desenvolvido o primeiro microprocessador.O microprocessador combinava todos os componentes da CPU em um único chip programável. Em 1976 surgiu um dos primeiros microprocessadores de 16 bits o TMS 9900, comercializados pela Texas Instruments. E possuía um pequeno endereçamento de memória RAM. Em 1978 a Intel lançou o processador 8086 com 16 bits que possuía 1 Mb de RAM.
Quarta Geração (1982 - até hoje) Em 1986 houveram muitas mudanças na área de informática. Surgiram muitos computadores, sendo que entre eles está o ARM que possuía sistema de 32-bits.
O sistema operacional que dominava o mercado era o MS-DOS. Ele combinava baixo consumo de energia, e um design avançado. A partir de então o desenvolvimento de chips e placas-mãe não parou. Em 1988, a Motorola lançou o processador 88000 (Originalmente chamado de 78000).
Quinta Geração (presente e futuro) Eles acreditam que há uma quinta geração, onde os Biochips (circuitos integrados com moléculas orgânicas) compõem a principal parte da máquina. Acredita-se que estes circuitos terão inteligência artificial, ou seja, linguagem natural, reconhecimento de voz e iluminosidade
A origem da Internet, surgiu nos anos 60. Era a época da Guerra Fria entre as duas potências mundiais, os EUA e a União Soviética. As inovações na manipulação de dados eletrônicos provinham principalmente de iniciativas militares.
No Department of Defense, o Ministério da Defesa americano, estudava-se como melhor proteger os importantes dados militares. Mesmo no caso de um ataque inimigo, os dados não deveriam ser destruídos. A única solução viável era uma rede eletrônica de dados.
J.C.R. Licklider, em agosto de 1962, discutindo o conceito da "Rede Galáxica". Ele previa vários computadores interconectados globalmente, pelo meio dos quais todos poderiam acessar dados e programas de qualquer local rapidamente. Em essência, o conceito foi muito parecido com a Internet de hoje. Licklider foi o primeiro gerente do programa de pesquisa de computador do DARPA, começando em outubro de 1962. Enquanto trabalhando neste projeto, ele convenceu seus sucessores Ivan Sutherland, Bob Taylor e Lawrence G. Roberts da importância do conceito de redes computadorizadas.
Então ela foi passando por várias mudanças. Em dezembro de 1971, o Network Working Group (NWG) gerenciado por S. Crocker, concluiu o primeiro protocolo servidor a servidor da ARPANET, chamado Network Control Protocol (NCP). De 1971 a 1972, os usuários da rede finalmente puderam começar a desenvolver as suas aplicações.
A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A Internet é a interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.
Ela representa um dos mais bem sucedidos campo de pesquisa e desenvolvimento de uma infra-estrutura para a informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário